APOSTILA PREPARATÓRIA MPU- EDITAL PREVISTO PARA 2018

//APOSTILA PREPARATÓRIA MPU- EDITAL PREVISTO PARA 2018

APOSTILA PREPARATÓRIA MPU- EDITAL PREVISTO PARA 2018

Previsão de novas oportunidades para estudar! CONCURSO MPU TEM PREVISÃO PARA 2018.

antecipe seus estudos!

 

Déficit de servidores é alto

 

O concurso MPU 2018 é considerado urgente. Acontece que, conforme dados do Ministério da Transparência, o déficit atual é de 1.717 servidores. Desse total, 1.660 correspondem a três cargos que estão previstos no próximo edital: Técnico Judiciário – Especialidade Segurança: 57; Técnico – Administração: 492; e Analista – Direito: 1.111.

O Ministério Público da União (MPU) é composto pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Portanto, o déficit também corresponde os ministérios citados, conforme disposto a seguir:

MPF: 1.558 servidores;

MPT: 82 servidores;

MPM: 13 servidores; e

MPDFT: 34 servidores.

Preparações do concurso MPU

O MPU já de início aos preparativos para realização de um novo certame para nível médio e superior, funções de técnico e analista, respectivamente. De acordo com informações preliminares, a comissão formada já trabalha para definir a organizadora. Uma boa notícia para os candidatos é que o concurso contará com vagas em todos os estados.

Os quatro últimos editais do órgão foram organizados pelo Cespe/Unb, empresa favorita para organizar o concurso do MPU mais uma vez, já que a instituição cabe no orçamento destinado para a seleção, conforme informou o Ministério. No entanto, não está descartado a possibilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV) ou a Fundação Carlos Chagas (FCC) coordenar o certame. O quantitativo das vagas do concurso MPU deve ser definido em breve.

No dia 08 de março de 2017 foi publicada no Diário Oficial uma portaria que forma a comissão que será responsável pela elaboração dos detalhes do edital do certame. A comissão responsável pelo concurso do MPU, que tem como presidente o procurador Blal Yassine Dallou.A comissão trabalhará no cronograma, definição das vagas, organizadora do concurso, entre outros detalhes.

Para concorrer ao cargo de Técnico será necessário o nível médio completo. O salário do cargo é de R$ 6.167,99. Já para Analista será necessário nível superior. O salário inicial é de R$ 10.119,93. O quantitativo de vagas, além das áreas de cada cargo, serão divulgadas nas próximas semanas, mas a expectativa é que as funções sejam as mesmas do último certame, realizado em 2013, cuja validade será encerrada em novembro (técnico) e dezembro (analista).

A comissão será composta pelo servidor Blal Yassine Dalloul (presidente), Eloá Todarelli Junqueira, Sandra Roberta de Souza Oliveira, Tatiane Diniz da Silva, Denise Costa Recedive e Rayza Madlum de Paula.

 

Atribuições do cargo

Atribuições básicas: Auxiliar na prática de atos em processos judiciais e na instrução e acompanhamento de processos administrativos e procedimentos extrajudiciais; desempenhar atividades de apoio técnico-administrativo; atuar na elaboração, execução e avaliação de planos, programas e projetos; realizar atividades, estudos, pesquisas e levantamentos de dados inerentes às atividades de suporte administrativo do órgão, dentre elas, as relacionadas a orçamento, finanças e controle interno; atuar na fiscalização, instrução e acompanhamento de contratos e convênios; atuar nas atividades de compras e de contratação de bens e serviços; registrar e controlar dados e informações cadastrais; emitir certidões, declarações e atestados; expedir e/ou anexar documentos e correspondências oficiais; elaborar atas, estatísticas setoriais e minutas de expedientes e de atos; organizar eventos, ações e atividades institucionais; preparar malotes; publicar documentos oficiais; realizar atividades de gestão de bens materiais e patrimoniais; realizar diligências; realizar serviços técnicos e especializados; manter atualizado o conteúdo de páginas virtuais na internet e na intranet; e analisar a conformidade documental.

Requisitos de investidura: Escolaridade: Ensino médio concluído. Habilitação Legal Específica: Não é necessária. Experiência Profissional: Não é necessária. Registro Profissional no Órgão de Classe Competente: Não é necessário.

CONVOCAÇÕES

Em 2013, o concurso do MPU contou com 147 vagas, sendo 109 para o nível médio e 38 para o superior. Apesar disso, o número de contratações foi infinitamente superior. Acontece que foram realizadas nada menos que 4.153 convocações, sendo 2.609 de técnico administrativo (nível médio) e 1.544 de analistas da área de Direito.

Último Concurso

O último concurso, realizado pelo Cebraspe, antigo Cespe/Unb, contou com uma oferta total de 263 vagas. As oportunidades foram para Técnico do MPU nas áreas de técnico administrativa especialidade tecnologia da informação e comunicação, técnico na área de saúde – enfermagem e técnico na área de saúde – saúde bucal.

O último certame contou com oportunidades para os Estados do Rio Grande do Norte, Rondônia, Alagoas, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Tocantins, Pernambuco, São Paulo, Amazonas, Rondônia, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Acre, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais,  Paraná, Piauí e Rio de Janeiro. Além disso, o certame contou com chances para o Distrito Federal.

 

 

2018-03-22T13:30:36+00:00

Sobre o Autor:

Leave A Comment