Atualmente o exame é um dos principais acessos para as universidades públicas brasileiras e também de algumas universidades particulares, além disso, a nota do Exame é utilizado na seleção de programas do governo como Sisu, Prouni, Fies etc.

 

Inscrições no ENEM 2022

As inscrições serão realizadas através do site do INEP, na página do participante, do dia 10 ao dia 21 de maio de 2022. Para efetuar a inscrição é necessário pagar uma taxa no valor de R$ 85,00.

O pagamento da taxa de inscrição do Enem impresso destina-se ao participante que não solicitou ou não obteve a isenção da taxa de inscrição. Esse participante deverá realizar a inscrição para o Enem 2022 impresso informar os dados solicitados, gerar a GRU Cobrança e efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

O participante ausente na edição do Enem 2021, que teve a oportunidade de apresentar justificativa de ausência e teve sua solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 deferida, deverá também efetuar sua inscrição para edição 2022 do Enem.

No ato da inscrição o participante deverá informar o número de seu CPF e a data de nascimento.

Como serão as provas do ENEM 2022?

As provas escritas presenciais e digitais serão aplicadas em dois domingos consecutivos, previstas para acontecerem nos dias 13 e 20 de novembro de 2022.

Os exames serão compostos por 04 áreas do conhecimento especificadas na matriz de referência, sendo:

1º Dia: duração de 05h30min

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa; Literatura; Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol; Artes; Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História; Geografia; Filosofia; Sociologia.
  • Redação

2º Dia: duração de 05h

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química; Física; Biologia.
  • Matemática e suas tecnologias: Matemática.

Atenção: O participante responderá às questões da prova de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) escolhida na inscrição.

Além disso, é importante lembrar que cada uma das quatro provas objetivas serão compostas por 45 questões de múltipla escolha.

Os critérios de correção são de 0 a 200 pontos para cada área do conhecimento totalizando 1.000 pontos. E de 0 a 1.000 pontos para a prova de redação.

Prova Digital no ENEM 2022

ENEM edição 2022 também contará com a PROVA DIGITAL, que nesta primeira versão do exame digital serão disponibilizadas 101.100 vagas pela ordem de preenchimento e disponibilidade de vagas distribuídas pelo Brasil.

Portanto durante sua inscrição você poderá optar pela versão impressa ou digital. Lembrando que o participante que optar por se inscrever no ENEM 2022 impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir sua inscrição, não poderá alterar sua opção.

Vale lembrar que o ENEM deixará de ser aplicado em papel a partir do ano de 2026, quando o exame passará a ser 100% digital.

Os principais pontos das mudanças anunciadas são:

Esse ano, o Enem terá as duas aplicações anuais (dois domingos consecutivos), além de uma aplicação em formato digital também em dois dias de outubro;

  • O ENEM 2022 digital é exclusivo para participantes concluintes do ensino médio;
  • A adesão dos candidatos será opcional no ato de inscrição, até um total de um pouco mais de 100 mil participantes;
  • O valor da inscrição será o mesmo para todos os participantes;
  • Entre 2021 e 2025, o Inep ampliará o número de aplicações do Enem digital, ainda em formato piloto e participação opcional;
  • A partir de 2026, o Enem será 100% digital;
  • O Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) só passará ao formato digital a partir de 2026.

Principais datas do ENEM 2022

Abaixo estão as principais datas do Exame, como também o cronograma divulgado pelo edital.

  • Inscrições: 10 a 21/05/2022
  • Prova: 13 e 20/11/2022